Mauá começa a aplicar a quarta dose em idosos com 80 anos ou mais
Foi iniciada nesta segunda-feira (21), em Mauá, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. De acordo com dados da Prefeitura Municipal, cerca de 5.600 pessoas fazem parte do público-alvo desta nova fase da campanha de imunização. Para ser imunizado é necessário ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
As vacinas continuam sendo aplicadas em 20 das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Já nas unidades da Vila Magini, do Jardim Flórida e do Jardim Zaíra 2, o horário de funcionamento é estendido até às 20h.
Para receber a quarta dose do imunizante é necessário apresentar o comprovante de vacinação com o registro das outras doses recebidas e documento com foto (CNH ou RG). No caso dos munícipes em ILPIs (Instituições de Longa Permanência), os profissionais das unidades estão agendando a imunização diretamente com as instituições. Já os responsáveis pelos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção devem procurar a UBS para marcar a vacinação.
Atualmente, a quarta dose vem sendo aplicada em imunossuprimidos com 18 anos ou mais e adolescentes (12 a 17). O grupo inclui pessoas que fazem hemodiálise, quimioterapia para câncer ou que vivam com HIV.
Grande ABC ultrapassa 6 milhões de doses aplicadas
Outra boa notícia em relação a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Grande ABC também foi confirmada nesta segunda-feira. Estatísticas compiladas pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC usando como referência dados das secretarias municipais de Saúde, da Fundação Seade e da plataforma “Vacina Já”, do Governo do Estado de São Paulo, apontam que mais de 6 milhões de doses dos imunizantes foram ministradas nas sete cidades do Grande ABC, desde o início da imunização na região, em janeiro de 2021.
Os números incluem a vacinação de adultos, adolescentes e crianças. Do total de vacinas aplicadas, 2,3 milhões foram para a primeira dose, 2,1 milhões para a segunda e 73 mil para a dose única, além de 1,3 milhão para a de reforço.
O avanço da vacinação se reflete na taxa de ocupação de leitos de UTI na região, atualmente em 19%, a mais baixa desde dezembro de 2021 e inferior à da capital, que está em 37,3%. O índice de leitos UTI por 100 mil habitantes atingiu 11,8 no Grande ABC, superior ao das demais sub-regiões, ao da Capital e ao da Região Metropolitana.
O esquema vacinal completo é fundamental para adquirir a imunidade comprovada e informada pelos laboratórios. Todos os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros e eficazes.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...